Concurso de comunicação científica “Minha pesquisa sobre o clima e o desenvolvimento sustentável em 180 segundos”

O Instituto Francês do Ministério de Relações Exteriores da França, em cooperação com institutos franceses de pesquisa, como CNRS, IRD, CIRAD, a ONG CliMates, além do organismo europeu EURAXESS, promove concurso de divulgação científica  “Minha pesquisa sobre o clima e o desenvolvimento sustentável em 180 segundos” . O concurso é parte do ciclo de eventos “Caravana do Clima no Brasil, rumo a COP21 em Paris” de 2015 e acontecerá em duas etapas: um vídeo de 180 segundos, seguido de uma apresentação oral sobre uma pesquisa conduzida sobre o clima/desenvolvimento sustentável.

Poderá participar qualquer pesquisador, independentemente de sua nacionalidade ou de sua área científica. O candidato deverá ser mestrando, doutorando, pós-doutorando ou pesquisador ligado a uma instituição de ensino superior ou organismo de pesquisa brasileiro e deve dominar a língua portuguesa, francesa ou inglesa. Interessados ligados a uma instituição de ensino superior ou organismo de pesquisa europeia também poderão participar, sob reserva de morarem no Brasil durante o período da abertura do concurso, ou seja, de 1° de maio a 23 de setembro, dia da final. O participante deverá conduzir uma pesquisa sobre qualquer temática ligada à mudança climática ou ao desenvolvimento sustentável, em qualquer área e precisa estar no Brasil no momento da final (os organizadores pagarão somente os vôos domésticos), no dia 23 de setembro de 2015.

Os vencedores da pré-seleção virtual serão classificados para a final presencial no dia 23 de setembro no Rio de Janeiro. Para a pré-seleção virtual, cada participante deverá realizar um vídeo apresentando sua pesquisa. O vídeo não deve durar mais que 3 minutos. O estilo e os equipamentos usados para a realização do vídeo serão de livre escolha dos participantes.  O enquadramento deverá, de maneira clara, mostrar o candidato apresentando a sua pesquisa. Somente o vídeo de animação não será considerado. Cada participante deve preencher o formulário de inscrição on-line disponível aqui (http://goo.gl/forms/lHp6t5XUSv).

As inscrições vão até dia 15 de julho 2015 preenchendo o formulário disponível em:https://docs.google.com/a/jornaldaciencia.org.br/forms/d/1501KmvpE2d4PwTTiwIX390ktVIbMX6NnItBqA_vk6NQ/viewform?c=0&w=1.

Fonte: Jornal da Ciência, 22/06/2015

Data Publicação: 03-07-2015